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Cases de sucesso | CFC Intelligence

CFC Intelligence: os desafios, o percurso e os resultados da implementação do AplicativoCFC

Veja à seguir a entrevista realizada com os gestores do CFC Intelligence

A empresa

Há 25 anos atuando na cidade de Santa Cruz do Sul/RS, o Centro de Formação de condutores Intelligence oferece
diversos serviços na área de trânsito e relacionados à Carteira
Nacional de Habilitação.

A empresa iniciou as atividades em 1994, estabelecida no interior da Galeria São Luis, no centro de Santa Cruz do Sul.

Na época, o Sr. Waldomiro, proprietário da empresa, se
dividia entre os atendimentos durante o dia e aulas práticas no período da noite, além de contar com a ajuda de um instrutor teórico.

Com muita dedicação e comprometimento, a empresa cresceu e hoje conta com 34 funcionários, está localizada em um prédio amplo localizado na Rua Fernando Abott nº 586, esquina com a Rua Venâncio Aires no Centro de Santa Cruz do Sul

Com a gestão dos proprietários Waldomiro Assmann e Isolde Assmann, auxiliados pelos filhos Carlos Eduardo e Thartieri, o CFC Intelligence tem como proposta desenvolver condutores para um trânsito mais seguro, contribuindo para a redução de acidentes, priorizando sempre o ensino de qualidade na cidade e região . 

Com seriedade e profissionalismo e, principalmente, a valorização das pessoas, a empresa busca garantir uma equipe comprometida com o sucesso de seus clientes.

Parceria duradoura

A parceria entre o CFC Intelligence e a SBsistemas começou em 2013, quando a autoescola implantou o software GestorCFC para auxiliar no controle da empresa. Em julho de 2018, o CFC contratou o AplicativoCFC para auxiliar no controle de agendamentos e melhorar a comunicação com os alunos.

Conversamos com Thartieri Assmann, Diretora de Ensino do CFC Intelligence e responsável pela implantação do AplicativoCFC,  que nos contou como era o processo de agendamentos antes – e como está agora,  depois da aquisição desta solução.

O desafio

Antes da implementação do AplicativoCFC, os alunos eram orientados a retornar ao CFC após a conclusão das aulas teóricas, de  simulador e exames para o agendamento das aulas práticas. 

Na época, eram seis atendentes para cuidar das agendas do CFC. Nos dias de agendamento, surgiam reclamações devido ao tempo de espera para a conclusão dessa tarefa. 

Além disso, várias pessoas se dirigiam até a autoescola para buscar informações diversas, mas tinham que aguardar muito tempo devido ao grande movimento gerado pelos agendamentos. Essa situação causava um grande congestionamento.

Caso fosse necessário comunicar aos alunos que algum veículo estava em manutenção, por exemplo, esse contato era feito através de telefonemas, para avisar um por um dos alunos que seria necessário cancelar a aula e fazer o reagendamento. Tudo isso demandava muito tempo dos atendentes.

“O que dificultava mais era para os alunos do interior se deslocarem até o CFC para realizar os agendamentos.  Então acabávamos realizando o agendamento das aulas por telefone para facilitar esse processo para o aluno, mas isso tomava bastante tempo das atendentes.” – nos conta Thartieri Assmann. 

 

A solução

Em julho de 2018, o CFC Intelligence contratou o AplicativoCFC, integrado ao sistema GestorCFC, o qual já era utilizado desde 2013. 

Thartieri nos contou que primeiramente foi realizada uma apresentação desta ferramenta para os funcionários do CFC, para que todos estivessem aptos a orientar os alunos quanto ao uso do app. 

Também foi elaborado um folder explicativo para os alunos contendo informações básicas e orientações para que, em caso de dúvidas, procurassem um dos atendentes para receber auxílio.

Também foi realizado um trabalho de divulgação dentro do CFC Intelligence através de cartazes que despertavam a curiosidade dos alunos.

O material de divulgação também continha informações sobre o que os alunos poderiam fazer através do aplicativo. O Aplicativo do CFC Intelligence também foi divulgado no site da empresa (imagem acima) e na página do Facebook.

Os resultados

A implantação do aplicativo ainda é recente, mas já está trazendo amplos benefícios na questão de remarcação de aulas e consulta de agendas. 

Anteriormente o aluno precisava entrar em contato com o CFC ou se deslocar até lá para que tivesse acesso a sua agenda, o que hoje não é mais necessário. 

Além da economia de tempo, Thartieri nos contou que houve uma grande economia de papel também, pois antes era necessário imprimir as agendas mas, agora, devido a esta praticidade de acesso por parte dos alunos, se tornou possível ter mais economia e comodidade no CFC Intelligence.

A comunicação mais ágil através do envio de notificações por push para comunicar os alunos quando ocorre algum problema com um veículo ou instrutor, por exemplo, facilitou bastante a rotina do CFC.

Reduzindo a necessidade de realizar ligações telefônicas, essa nova forma de contato rápido também garante de que o aluno receberá o recado. E o melhor: de forma gratuita, sem custos extras para o CFC.

 

Em um primeiro momento o CFC optou por não liberar o agendamento inicial aos alunos, para sentirem maior segurança.

Desta forma, a grade inicial das agendas era feita pelos atendentes do CFC, com o acesso liberado ao aluno para efetuar consultas, comunicar a necessidade de desmarcar alguma aula e, para envio de mensagens rápidas e avisos importantes aos alunos.

Thartieri ressaltou que o agendamento de aulas através do aplicativo está sendo liberado aos poucos para os alunos.  Já há alguns deles que estão iniciando todo o processo através do Aplicativo, os quais assim que possuírem a LADV já podem iniciar os agendamentos por si mesmos através do app.

Os ganhos

“Recebemos vários retornos positivos de pessoas que falam que foi uma ideia bem legal e que facilita bastante. Os alunos estão gostando muito da novidade. Mesmo aqueles que tem mais dificuldade com tecnologia, acabam baixando o app para consulta de agenda, para não ter erros de horário”. – conta Thartieri

Nossa conversa com a Thartieri foi muito proveitosa.Realmente pudemos perceber que o CFC Intelligence está preocupado em evoluir e inovar. Muitas ideias foram trocadas nesse bate papo e, após essa entrevista sobre o Case de Sucesso, Thartieri nos contou mais uma ação que começaram a colocar em prática na empresa:

“Começamos a utilizar os  lembretes para aulas teóricas e práticas diário para os alunos também, para que recebam  notificações no celular e  diminuam as ausências  nas aulas por  esquecimentos”

O trabalho de divulgação do Aplicativo do Aluno no CFC Intelligence  foi bem grande e se tornou um diferencial competitivo para a empresa. O público mais jovem gosta desta tecnologia e facilidade de acesso às informações. 

Thartieri comentou também que, através do Aplicativo, aumentaram os contatos e as solicitações de informações e orçamentos.

O aplicativo é mais um canal de comunicação com os alunos e trouxe praticidade ao dia a dia do CFC e dos clientes interessados nos serviços do CFC Intelligence.